Tempo de Leitura: 6 minutos
A pergunta é frequente:
“Como eu entro neste negócio? Energia renovável é o futuro e quero entrar neste negócio.”
Como em todo empreendimento e decisão de vida, cabe algumas reflexões antes de montar ou de entrar em um novo setor. Conheço setor ? Tenho vantagens competitivas? Há oportunidades a serem exploradas? Quais os riscos e as ameaças deste novo negócio que você começa a pensar ?
Quais seriam estas perguntas?
Como é o mercado de energia, de que tipo de energia estou falando, como são controlados os preços, quanto custa, qual a margem de lucro ?
Gerador, consultor, intermediário, fornecedor de partes ? Tenho know-how para isso?
Neste atividade que vou desempenhar, você já definiu exatamente o seu produto, os custos, preços, concorrentes e riscos ?
Sem dúvida alguma sempre se faz necessário nos capacitarmos continuamente. Mas, cuidado com a precipitação, com as armadilhas. Defina inicialmente oque você precisa aprender e veja onde obter tais informações. Procure fontes de grande credibilidade, que tenha exemplos práticos perto de você, se possível, vá visitar empresas e pessoas que desempenham atividade similar. Sair gastando apenas não é sinônimo de sucesso. Mas sim, investindo em melhorar os pontos que você julga relevante.
É bastante importante definir como será sua atuação no mercado que você escolheu, com os produtos que você planejou e com a margem já calculada.
Como você irá ofertar aos futuros clientes? Quem são eles ? Oque eles já usam hoje e porque vão te escolher como fornecedor. Se possível, faça uma pesquisa com os potenciais clientes e tente obter respostas cruciais como por exemplo: Você precisa do meu produto? Você ira resolver algum problema seu ? Quanto você pagaria ? Perguntas tais que irão te dar a confiança de estar no caminho certo.
Uma coisa que parece ter vindo para ficar é a necessidade do constante aprendizado. Os produtos e serviços tem evoluido muito e a todo momento precisamos estar atendo às novidades para mantermos nosso negócio vivo e acompanhando as tendências de mercado.
Para mais informações:
Até a próxima !